[...]
Veja o caro leitor que Renata homenageia Colatina, no seu centenário, com esta obra valiosa – No Meu Lugar – Crônicas de uma Cidade Centenária -, na qual mostra a sua Colatina nos mais variados aspectos. Ao reler o seu fantástico trabalho, veio-me à mente um velho professor de Português, que, certa feita, adentrou-se na sala de aula, jogou a sua pasta sobre a mesa, ordenando que todos pegassem papel e lápis e escrevessem sobre “um pingo d’água”. Todos ficaram se entreolhando na sala. Se pedirmos à nossa bela escritora que escreva sobre um pingo d’água, em breve teremos não uma enchente, que jamais será bem-vinda, mas, sim, uma profusão de ideias, de sentimentos, de frustrações, de desilusões, de anseios, de alegrias, de tristezas, de amorosidade, tudo traduzido, num piscar de olhos.
Não é à toa que a nossa fantástica artista tornou-se detentora de um prêmio, com crônicas publicadas por diferentes editoras, a partir do seu primeiro trabalho “Retrato em verde”. Mestre em Estudos Linguísticos e Professora de escol, Renata, além de notável cronista, é, paradoxalmente, o suprassumo da simplicidade.
Deleitem-se, caros leitores, com os belos escritos estampados nesta exuberante obra, que homenageia, tão generosamente, a nossa centenária cidade.
Olney Braga